Gratidão: O Pequeno Passo que Iniciou a Maior Mudança da Minha Vida
Há cerca de 10 anos, eu estava vivendo um dos momentos mais sombrios da minha vida. Me sentia perdida, cansada, desconectada de mim mesma. Sem saber, estava mergulhada numa depressão profunda e que "o pingo no copo d'água" que a desencadeou foi a perda da minha mãe em 2013. Não tinha nome para o que sentia, só sabia que algo estava profundamente errado dentro de mim. Tudo parecia cinza. Era como se eu tivesse desaprendido a sentir alegria. Além da tristeza profunda não conseguia experimentar nenhuma outra emoção.
Naquela época, numa tentativa desesperada de entender o que se passava comigo, comecei a pesquisar sobre problemas mentais. Eu achava, sinceramente, que estava enlouquecendo. Mas foi nessa busca que encontrei, numa matéria em uma das edições da Revista Despertai da Biblioteca On-line da Torre de Vigia, algo que mudaria minha vida: um exercício diário de gratidão.
Era algo tão simples, tão pequeno, que num primeiro momento quase ignorei… Mas por algum motivo, resolvi experimentar. E esse pequeno passo, aparentemente insignificante, se tornou o início da minha virada emocional.
O Poder Terapêutico da Gratidão
A prática diária da gratidão não é apenas um clichê ou uma tendência de autoajuda. Ela é, na verdade, uma ferramenta amplamente estudada pela Psicologia Positiva — uma vertente da psicologia desenvolvida por Martin Seligman que explora os aspectos positivos da experiência humana, como felicidade, otimismo, resiliência e satisfação, com o objetivo de promover o bem-estar e o florescimento individual e coletivo.
De acordo com essa abordagem, reservar alguns minutos do seu dia para registrar pensamentos, momentos ou emoções positivas atua diretamente na forma como o cérebro processa a realidade. É como se você estivesse fortalecendo um músculo emocional — e quanto mais você prática, mais fácil se torna notar e valorizar o que há de bom, mesmo nos dias difíceis.
Estudos mostram que essa prática:
-
Reduz sintomas de ansiedade e depressão
-
Melhora o sono
-
Aumenta o bem-estar geral
-
Fortalece a resiliência emocional
-
Melhora os relacionamentos interpessoais
Como a Gratidão Me Resgatou
No início, confesso: era extremamente desafiador. Em alguns dias, eu mal conseguia pensar em algo para agradecer. Mas mantive o compromisso comigo mesma de escrever pelo menos uma coisa boa a cada dia. E foi assim que, aos poucos, algo dentro de mim começou a mudar.
Passei a perceber o nascer do sol, o cheiro do café, o simples ato de conseguir levantar da cama, uma conversa leve com meus filhos. conseguir tomar um banho. Coisas simples que, embora eu percebesse pareciam ter perdido o sentido por um tempo. Meu olhar começou a mudar. E com ele, minha energia, meu humor, minha disposição para viver.
Aos poucos, fui saindo daquele buraco escuro. Comecei a me reconectar comigo mesma, a sentir esperança novamente. E tudo isso começou com o simples ato de registrar três coisas pelas quais eu era grata.
|
A Gratidão Não Apaga a Dor — Mas Traz Equilíbrio
Quero deixar algo claro: a gratidão não nega a dor. Ela não exige positividade tóxica, nem finge que está tudo bem quando não está. O que ela faz é equilibrar sua percepção, para que sua mente não fique aprisionada apenas nas dificuldades.
Ela te ensina a olhar para o que também está funcionando. Para os pequenos milagres diários que acontecem mesmo nos dias mais nublados.
Não se trata de forçar otimismo. Mas de ampliar a consciência para enxergar o que há de bom, ainda que pequeno. E é essa mudança de perspectiva que começa a transformar tudo.
Comece Hoje: Um Passo de Cada Vez
Se você está passando por um momento difícil, assim como eu passei, quero te convidar a dar esse pequeno passo. Pode parecer insignificante agora, mas acredite: ele pode desencadear a maior mudança da sua vida.
Reserve alguns minutos ao final do seu dia e responda:
-
Três coisas pelas quais sou grata hoje
-
O que senti ao lembrar desses momentos?
-
Como posso cultivar mais momentos assim amanhã?
Você não precisa de grandes acontecimentos para começar. Às vezes, agradecer por estar viva já é um ótimo começo.
Uma Ferramenta Para Te Acompanhar
Foi pensando em mulheres como eu — que estão se reconstruindo, resgatando sua força interior — que foi criado o Diário da Gratidão.
Esse material foi feito com muito carinho e propósito. Nele, você encontrará espaço para registrar suas experiências, exercícios para desenvolver a gratidão e reflexões...a gratidão não transforma o que acontece, mas transforma você diante do que acontece. Ele é um arquivo interativo, no qual você pode responder os exercícios no seu próprio dispositivo (celular, tablet ou computador) ou se preferir pode imprimir. É mais do que um diário — é uma ferramenta terapêutica de reconexão com a vida, com a beleza do simples, com você mesma!Muito grata a você que tem acompanhado meu trabalho!
Com carinho, Leciana Santos
🌿 Precisa de um acompanhamento mais individualizado e especializado?
Você não precisa passar por tudo sozinha. A Psicoterapia pode ser o espaço seguro e transformador que faltava na sua jornada de cura, reconexão e fortalecimento emocional.
✨ Se sentir que é o momento, clique aqui para saber mais ou agendar seu atendimento!
Excelente texto, saber do poder da gratidão na nossa vida e a transformação que ela traz, inspira a sua prática
ResponderExcluirSim, é incrível por ser algo simples, embora em algumas circunstâncias seja um pouco mais desafiador, vale muito a pena colocar em prática para se certificar dos benefícios.
ExcluirMuito obrigada por ler o artigo e pelo seu comentário! 💜
Seja sempre bem-vinda! 🤗
Amei ler essa matéria Leciana ,junto com sua experiência, realmente temos muito o que aprender e ter as informações certas é o início para começarmos uma nova etapa na nossa vida .Precisamos dessa transformação. Muito obrigada!Abraço 😀
ResponderExcluirQue maravilha... que bom que foi de ajuda! Realmente, estamos sempre aprendendo e ter informações confiáveis, testadas e validadas cientificamente são importantes a cada etapa que vivenciamos! Muito obrigada por seu comentário e seja sempre muito bem-vinda! 🤗
Excluir